top of page
Foto do escritorThales Martins

19° Balada Literária homenageia o Brega e celebra a conexão entre música e literatura no Recife

Com uma programação que vai de oficinas a shows, a 19ª edição do evento homenageia a música popular e literatura no Sesc Santo Amaro e no MuAfro




Imagem/ Divulgação


De 29 de novembro a 1º de dezembro, o Recife recebe a 19ª edição da Balada Literária, evento que se consolidou como um dos maiores encontros de literatura e cultura popular do Brasil. Com uma programação diversificada, que vai de oficinas a shows, o evento celebra a conexão entre música e literatura e presta uma homenagem especial ao Brega, gênero musical que é ícone da cultura pernambucana. As atividades acontecem no Sesc Santo Amaro e no MuAfro, em um verdadeiro mergulho nas influências artísticas que atravessam gerações e dialogam com o povo.


Desde 2006, a Balada Literária tem se destacado como um dos eventos culturais mais autênticos e celebrativos do Brasil, reunindo grandes nomes da literatura e das artes em encontros marcados pela valorização da cultura popular. 


Criada pelo escritor Marcelino Freire, a Balada nasceu com o objetivo de promover encontros literários e artísticos em um formato descontraído e acessível, valorizando a diversidade de gêneros, estilos e vozes. Ao longo de quase duas décadas, se consolidou como um dos principais eventos literários do país, acontecendo em cidades como São Paulo, Teresina, Salvador e Recife.


Neste ano, a Balada Literária Recife tem como tema a celebração do Brega, um dos gêneros musicais mais representativos da cultura popular pernambucana. Ao mesmo tempo, a programação aborda a conexão entre a música popular e a literatura, explorando as conexões, influências e aprendizados entre essas manifestações culturais.


Inaldete Pinheiro é uma das homenageadas da edição - Imagem/ Divulgação


Confira a programação completa:


Sexta-feira, 29 de novembro


Local: Teatro Marco Camarotti | Sesc Santo Amaro (Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro, Recife/PE)

19h - 20h - Espetáculo | Se Eu Fosse Malcolm – Eron Villar e DJ Vibra

20h - 21h - Diálogos | João Silvério Trevisan e Breno FittipaldiMediação: Pedro Rodrigues

21h - 22h - Lançamentos de livros | Escalavra, de Marcelino Freire, e Laboratório dos Lábios Labirínticos, de Karinne Costa


Obs.: A programação do Sesc Santo Amaro no dia 29 começa às 14h, mas os eventos em parceria com a Balada Literária começam às 19h.


Sábado, 30 de novembro


Local: MuAfro (Rua Mariz e Barros, 328, 1º andar, Recife Antigo)

10h - 13h - Oficina de Escrita Criativa com Aline Bei

16h - 17h30 - Conversa | Marcelino Freire, Adrienne Myrtes e Aline Bei


Local: Bodega de Véio (Rua Mariz e Barros, 328, térreo, Recife Antigo)

19h - 21hShow de Surama RheisAbertura: Pedro Renovato


Domingo, 1º de dezembro


Local: MuAfro (Rua Mariz e Barros, 328, 1º andar, Recife Antigo)15h - 17hHomenagem a Inaldete Pinheiro

  • Sarau Mala Preta

  • Cerimônia de nomeação da Sala Inaldete Pinheiro

  • Descerramento da placa e recepção de inauguração



Comments


bottom of page