top of page

Amostragem - VI Mostra de Cinema de Surubim, abre inscrições para realizadores

Com foco em curtas-metragens dirigidos por cineastas negros, pardos e indígenas, a 6º edição da Mostra contará com 5 dias de exibições e atividades gratuitas.


Criada de forma independente no ano de 2017 pelo curador e artista audiovisual Paulo Ricardo da Costa, a mostra cinematográfica Amostragem surgiu com o propósito de estimular o consumo e a produção audiovisual em Surubim. Neste ano, com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, a mostra trará uma programação cultural, audiovisual e artística totalmente gratuita.


Pessoas conversam em frente a um banner colorido da "V Mostra de Cinema de Surubim – AMOSTRAGEM", que apresenta ilustrações de elementos culturais e cinematográficos. À esquerda, um homem em cadeira de rodas veste boné branco e segura uma garrafa de água. No centro, um homem de camiseta vermelha interage com um grupo, enquanto ao fundo, uma mulher de boina vermelha passa. O ambiente sugere um evento cultural acessível e inclusivo.
V Mostra de Cinema de Surubim - foto: Alline Oliveira/divulgação

Com o objetivo de valorizar e ampliar a representatividade do cinema negro e indígena, o evento está com inscrições abertas até o próximo sábado (15) para diretores e realizadores negros, pardos e indígenas. Os curtas-metragens podem ser de qualquer gênero, com tema livre e devem ter sido produzidos a partir de 2023, com duração máxima de 20 minutos e algum recurso de acessibilidade.


“Uma coisa que também me guia muito e que principalmente me norteou desde sempre, além dessa democratização do cinema, são as questões urgentes a gente. Então, questões de Direitos Humanos mesmo, de negritude, de raça, de LGBT, de intolerância religiosa, de antirracismo, de anticapacitismo”, afirma o criador da mostra, Paulo Ricardo da Costa. 

Além das exibições, o evento contará com um espaço ao final de cada sessão para debates sobre as obras apresentadas. Também haverá oficinas, exposições de arte e uma mesa de debate com realizadores do interior do estado, promovendo um ambiente de troca e fortalecimento do cenário audiovisual independente.


Troféu Joia do Agreste


Nesta edição, a VI Mostra de Cinema de Surubim apresentará o Prêmio Joia do Agreste, uma homenagem à identidade cultural da região. O vencedor será escolhido por meio de votação popular. 


Um grupo de sete pessoas está sentado em um semicírculo em frente a um palco, participando de uma roda de conversa em um evento cultural. O ambiente tem um telão branco ao fundo, uma cortina vermelha e uma pintura na parede retratando figuras folclóricas. O público acompanha atentamente a discussão, com algumas pessoas visíveis em primeiro plano. O evento parece promover um debate sobre cinema, cultura ou temas sociais.
V Mostra de Cinema de Surubim - foto: Alline Oliveira/divulgação

Ao longo de suas edições, a Mostra de Cinema de Surubim tem se consolidado como um espaço para a valorização do cinema independente e das narrativas marginalizadas. Além de impulsionar novos talentos, o evento fortalece o cenário audiovisual da região, promovendo visibilidade para histórias que, muitas vezes, não encontram espaço em circuitos tradicionais.


Serviço:


Prazo: Até 15 de março

Redes Sociais: Instagram




コメント


bottom of page