Do subsolo ao sucesso: Brenu lança "Mixtape 2025’S" em parceria com Relikia
- Júlia Carla
- 20 de fev.
- 4 min de leitura
Em entrevista à Manguetown revista, o rapper Brenu falou sobre a gravadora e sua mais recente mixtape em colaboração com Relikia.

Nascido e criado em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, Breno Ismar, conhecido como Brenu, é o rapper e empresário de 23 anos que vem ganhando notoriedade nacionalmente com seu estilo único e marcante, se tornando um dos grandes nomes do rap pernambucano. O artista se aproximou da cultura Hip Hop em sua adolescência a partir de batalhas de rap, e, ainda na juventude, começou a escrever músicas e aprender a fazer freestyle.
Com canções que abordam suas vivências, Brenu se reinventou na música ao mesclar o Rap e o Trap com diversos outros gêneros musicais como Jersey Club, Detroit e Drill, e, acima de tudo com o Brega-Funk, Forró e Manguebeat, que dão forma à sua originalidade e são destaque em sua discografia. Uma das principais características sonoras do rapper é a ligação com suas raízes, sempre utilizando de gírias e expressões típicas de Pernambuco.
Sobre a influência das raízes pernambucanas em suas músicas o artista explicou: “eu comecei a misturar com as minhas raízes a partir do momento que eu fui estudando a indústria e percebi que tipo assim você tem que ser original [...] então quando eu comecei a fazer essa parada em 2022, eu percebi que eu tava criando algo meu porque eu tava sendo 100% eu, eu não tava mais imitando a galera de fora, eu tava fazendo algo único algo meu 100%”.
Com diversos sucessos como “Flow Recife” e “Carolina Freestyle” em sua carreira, Brenu vem ganhando destaque na cena recifense desde 2023. O artista enxerga a visibilidade que vem ganhando com uma certa dualidade, a mistura de conquista e responsabilidade. Apesar do recente reconhecimento pelo público e de estar contente e honrado por isso, Brenu está focado no seu próximo passo e na realização do seu sonho: “na minha situação, desde o princípio, acredito eu que o meu sonho sempre foi viver da música de uma forma confortável e acima de tudo isso, marcar uma geração, tá ligado? Eu sempre pensei muito nessa parada de ser imortal através das minhas criações, de marcar uma geração e de ser lembrado, não apenas de fama.”
Desde a infância, com o sonho de ser artista e dono de empresa, Brenu sempre pensou no futuro. Em 2018, ele montou um home studio na casa de seus pais e, desde aquele período, buscava fazer o seu melhor com o que tinha. "Só de ter um estúdio, um computador, internet, eu já tinha tudo que eu precisava, tá ligado? Para conseguir mais números, para conseguir mais dinheiro, para conseguir mais relevância”, relatou o artista.
Em seu primeiro estúdio, Brenu começou a desenvolver a sua primeira mixtape de maneira independente, “Jovem do Subsolo”, lançada em outubro de 2022. Em 2023, com o lançamento da música “Tempestade” e a sua aparição na página Brega Bregoso, o jovem artista ganhou mais visibilidade e números, consolidando uma fan base e mais clientes. Motivado pela filosofia de sempre fazer o melhor com o que tinha, Brenu observou outros pequenos artistas buscarem orientação sobre onde gravar músicas em Recife. Isso nutriu ainda mais o desejo do artista de ter sua própria gravadora, não apenas para a sua carreira musical, mas também para ajudar a impulsionar outros talentos. Com esse objetivo em mente, Brenu se mudou e levou seu estúdio para um espaço maior, se mantendo ainda em seu bairro de origem.
Brenu lançou “Escama Trap”, sua segunda mixtape, em março de 2024, contando com diversas participações especiais. Anderson Neiff, Mc Danny e Mago de Tarso são alguns dos nomes presentes no álbum. As rimas e trocadilhos utilizados por Brenu são repletos de referências, e as canções trazem o brega jersey e o trap recifense, característico do artista.
UMA NOVA ERA
Baseado no título de sua primeira mixtape, em 2024, Brenu deu início a sua própria gravadora, intitulada “Subsolo”. “A minha grande ambição é fazer com que a Subsolo seja uma gravadora grande no Brasil todo, mas que todo mundo saiba que é uma gravadora de Pernambuco, com a estética de Pernambuco e com artistas de Pernambuco”, declarou.
O primeiro nome revelado como parte da Subsolo foi a rapper Relikia, natural da cidade de Moreno, Região Metropolitana do Recife. "Quando Relikia apareceu, desde o primeiro momento, eu sabia que era ela”, alegou o rapper sobre seu primeiro contato com a jovem prodígio. Com a ascensão do rap feminino em diversos estados do Brasil, em Pernambuco se revela uma nova voz: Relikia, que surge na cena com o sucesso “Louca da Caneta” em parceria com Brenu. O clipe da música já ultrapassa 100 mil visualizações no Youtube.
Este ano, de maneira colaborativa, Brenu e Relikia lançaram “Mixtape 2025’S”. Com um marketing rápido e estratégico, a dupla conseguiu chamar ainda mais a atenção do público para o álbum, que se tornou a primeira mixtape oficialmente lançada pela Subsolo como gravadora. Com 7 faixas e participações de Leon PX, Vitinho Polêmico, Vytinho NG e MC Reino, o projeto traz Relikia como um grande destaque, chamando a atenção com suas rimas afiadas e certeiras. A mixtape também conta com diversos samples de canções populares e filmes, ganhando uma roupagem totalmente original que reforça a essência do trap recifense. Além disso, foram lançados sete visualizers e o clipe da música “Zero Zero”, complementando a experiência do álbum. Com rimas incríveis e beats marcantes, Brenu e Relikia mostram toda a sua sagacidade e essência nessa nova colaboração.
Para Brenu, o lançamento dessa mixtape significa uma nova etapa em sua carreira: “Eu acredito que essa mixtape é muito mais importante para o Brenu como empresário do que para Brenu como artista em si, ela representa o começo de um ano que a gente vai trabalhar muito, o começo de um ano que a gente vai fazer virar de verdade e construir algo histórico com muita constância, com muita movimentação e com muito trabalho”
Podemos esperar muito da dupla Brenu e Relikia, tanto como artistas solo quanto em parceria. Em breve haverá um clipe para a faixa “2025 Season” e uma nova colaboração musical entre os dois em parceria com a página de futebol Zorrinha com uma música sobre a Copa do Nordeste, intitulada “Nordestão”, que também ganhará um clipe. Além disso, estão previstos para esse ano novos singles solo de Relikia e mais uma mixtape de Brenu.
Lançada no dia 31 de janeiro, a “Mixtape 2025’S” está disponível em todas as plataformas digitais e a faixa “Zero Zero” está com videoclipe oficial disponível no Youtube.
Comments