top of page

Emocional, intensa e eclética: conheça a mente dos artistas BB, Marigold e Jogba por meio da música “Neuroses”

Em entrevista exclusiva para a Manguetown Revista, artistas compartilharam experiências pessoais que levaram à produção da faixa


Você é um artista ou já se imaginou dentro da mente de um? Caso não, esta foi a proposta do single “Neuroses”. Disponível nas plataformas de música desde 11 de outubro, a música também conta com um clipe no YouTube que, por brincar com as cores, completa a imersão.


Foto: @_pauloandrepedrosa

Nessa produção, os artistas da Zona Norte do Recife, BB, Marigold e Jogba, trabalharam juntos e uniram o beat à entonação da voz e ao estilo da lírica, particular de cada um, para criar um rap/trap capaz de inserir e envolver o ouvinte nas múltiplas sensações que permeiam a mente de quem trabalha com a arte. 


Neuroses sim, mas, principalmente, coragem e muita determinação, fazem parte do dia a dia e da mente de um artista, especialmente do artista independente, que, mesmo diante das dificuldades do mundo artístico, escolhe viver da própria arte, movido por uma certeza de que esta é a decisão certa.


A cena hip hop brasileira, mais especificamente a pernambucana, não tem pretensões de perder a relevância que a trouxe até aqui. Pelo contrário, cada vez mais artistas surgem e fortalecem o cenário musical. Por vezes, com composições produzidas de forma independente, buscam algo em comum: “(se) firmar com uma identidade diante do público, buscando constantemente ser único no meio de criação artística (o qual está inserido)”, como bem desenvolveu BB. 


Com elementos singulares, “Neuroses” cumpre o objetivo!


Com mentes abertas à inovações e dispostos a explorar uma métrica e um flow diferentes, os artistas utilizam as diferenças entre si ao próprio favor. Dessa colaboração, nasceu “Neuroses”, uma obra emocional, intensa e eclética.


A batida envolvente e a segunda voz de Marigold ao fundo da melodia serviram como base para os sentimentos pessoais que os três artistas deixaram transparecer. Repletos de sinceridade, seriedade e suavidade, os versos, ainda assim, não deixam de ser explosivos.


A partir das experiências dos três, a letra traz os sentimentos do artista independente que “quer ir mais longe”, mas, por lidar com as instabilidades do mundo artístico, acaba com a mente consumida por “neuroses” que, cotidianamente, precisam ser vencidas. Só lutando contra elas para se manter “sonhando com Madrid ou Londres”. Em outras palavras, para continuar fazendo, vivendo de música e sendo inspiração para muitos outros. 


A imersão na mente do artista, para entender um pouco dos muitos sentimentos que há por lá, torna-se completa após assistir ao clipe de “Neuroses”. Cada artista tem na produção um momento de protagonismo acompanhado de uma cor específica: azul, amarelo e vermelho. Que, não ao acaso, apresentam significados que dão particularidade à identidade do clipe e contribuem para as possíveis sensações de quem assiste.


BB afirmou ter escolhido o azul “para transmitir a sensação de frieza e seriedade que passa nos versos”. Já Marigold optou pelo amarelo por considerar que a cor “representa o vislumbre de um sonho. De querer e saber que é possível ir mais longe, apesar das neuroses”, comentou. Já para Jogba, o vermelho é a representação dos versos explosivos que somou à canção, além de ser a cor do amor e do ódio que sente e o torna tão intenso.



“Se não mantiver a cabeça focada no objetivo, tudo começa a desmoronar aos poucos”


A ilusão de que ser artista é “fácil” junto à crescente ideia de que “basta viralizar nas redes sociais” para ser reconhecido artisticamente, mascara todo o corre daqueles que vivem entre a dualidade de abrir mão da carreira ou de continuar tentando. 


Não se trata de uma escolha unicamente pessoal. Os versos de BB - “aposte tudo ou nem entre no jogo” - evidenciam o quanto viver de (pela) arte demanda desde investimentos financeiros até a disponibilidade física e psicológica para se aperfeiçoar, para treinar e para se entregar totalmente, realidade que, infelizmente, para muitos não é possível.


“Ser artista é extremamente complicado, especialmente para quem não nasceu em berço de ouro. Cresci em uma sociedade que constantemente nos leva ao limite, tanto emocional quanto fisicamente. [...] O ‘corre’ ainda não virou, então preciso trabalhar com coisas completamente diferentes para conseguir me sustentar. Se não mantiver a cabeça focada no objetivo, tudo começa a desmoronar aos poucos”, partilhou BB.


Marigold que, por experienciar um cenário parecido, completou:


“Desde jovem até agora, principalmente, quando se começa do zero, ser artista não é nada fácil. [...] De acordo com minha vivência, a jornada de precisar estudar e trabalhar com coisas completamente diferentes para poder sustentar o sonho de ser artista é extremamente desgastante e consome muito do tempo que poderia ser usado para investir na arte” .


 “Mas, se você tem um objetivo, é preciso ser feito”


Este trecho de Marigold para a entrevista traduz a essência de “Neuroses”. Os artistas que sempre tiveram contato com a música, seja por ter sido apresentado por familiares, como foi o caso de Marigold, ou por ter uma conexão instantânea e direta, como aconteceu com BB e com Jogba - assim que tiveram contato com o rap ainda na adolescência -, decidiram deixar de ser apenas “ouvintes” para se tornarem artistas, de fato. 


“Aprender a controlar o emocional, correndo pra lá e pra cá e se equilibrar em frente às incertezas da vida e, com isso tudo, ainda encontrar motivação para conseguir chegar onde quer não é simples, mas se você tem um objetivo, é preciso ser feito”, reforçou Marigold. 


A música “Neuroses” divide um pouco dos muitos sentimentos que envolvem a carreira de muitos artistas que, tão intensos e empenhados, são a promessa de uma cena musical ainda mais promissora em Pernambuco.


Então, para adentrar a mente de um artista independente, ouça “Neuroses” nas plataformas digitais de música:



E assista ao clipe, disponível no YouTube:






3 Comments


gabriels0104
Oct 19, 2024

TRABALHO LINDO

Like

gabriels0104
Oct 19, 2024

#OUÇAMNEUROSES

Like

#OUÇAMNEUROSES

Like
bottom of page