top of page
Foto do escritorLetícia Barbosa

Geisiara Lima destaca papel feminino na preservação da memória e dos saberes ancestrais em “Semeadoras”

Exposição segue aberta para visitação até o dia 30 de dezembro, no Atelier Valcira Santiago, em Goiana



Foto: Emanuelly Leite/ Divulgação

O município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, recebe até o dia 30 de dezembro “Semeadoras”. A exposição assinada pela poeta e artista visual, Geisiara Lima, transporta para a arte a conexão das mulheres, a natureza e os saberes ancestrais. O público pode conferir todas as obras no Atelier Valcira Santiago.


Mulheres semeadoras 

 

Em “Semeadoras”, Geisiara destaca o papel feminino na preservação da memória em seu viés mais visceral, com inspiração nas próprias vivências e convivências com outras mulheres. 


“Na exposição é possível encontrar as figuras da minha avó, da minha mãe,  da minha filha, das minhas tias, figuras que estão representadas em pássaros. Meus desenhos focam nas minhas experiências porque eu acredito que isso traz mais verdade para a arte. Dentro da pintura, a gente vai trazendo um pouco de si, um pouco da ansiedade que eu vivo, do meu processo na maternidade, da histórias da minha vó, que era uma agricultora familiar que conhecia muito das plantas, e também da Zona da Mata, que é esse lugar onde eu cresci, onde eu vivo, e que por isso está representado na minha arte”, revela a artista.

De acordo com Geisiara, a mostra propõe um diálogo entre memória, resistência cultural e sustentabilidade. Isso a partir da atividade de mulheres que ocupam o lugar de semeadoras pelo histórico papel do cuidado, da ciência das ervas e dos saberes das comunidades, por exemplo. 

  

O projeto tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Ministério da Cultura. A produção é de Hevelyne Pereira, e a curadoria é por conta de Aline Vieira.


Geisiara Lima

Foto: Emanuelly Leite

Natural de Itambé, na Zona da Mata Norte do Estado,  Geisiara Lima é graduada em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como artista, ela se expressa  na poesia e nas artes visuais, passando por temas como ancestralidade, resistência e natureza.


A poeta já participou de diversas antologias literárias, incluindo "Movimento Silêncio Interrompido – Goiana Revisitada" e "Antologia dos Poetas Nazarenos". É autora de livretos como "Putrefatos", produzido em parceria com Anderson Coelho, e teve suas obras publicadas em revistas, zines e e-books, demonstrando sua versatilidade em alcançar diferentes públicos.


No campo das artes visuais, Geisiara se destaca como ilustradora, com trabalhos que incluem capas de livros, cartazes e projetos artísticos. Sua produção combina de forma a poesia e a imagem, criando uma narrativa coesa e sensível que reflete sua visão artística.


Além de sua produção individual, Geisiara atua como agente cultural, coordenando projetos como “Caçadores de Rascunho” e o Coletivo Ispia!, que promovem exposições, oficinas e intervenções culturais na região.  


“Semeadoras” é a primeira exposição da artista e, para ela, esse momento tem significado pessoal e coletivo. 


“Essa exposição é importante não só para mim, que depois de quinze anos pintando ocupo um espaço com a minha arte, ela é importante para todas as mulheres da Zona da Mata que vão poder se inspirar. Não é fácil, porque não possuímos espaço, mas juntas nós podemos criar parcerias para realizar, por isso eu quero que outras mulheres vejam a exposição e pensem ‘eu também posso fazer’”, concluiu a artista. 


 

Serviço

Exposição: Semeadoras

Visitação: até 30 de dezembro

Local: Atelier Valcira Santiago, Goiana - PE

Entrada gratuita


댓글


bottom of page