top of page
Foto do escritorLeandro Lopes

Lia de Itamaracá comemora 81 anos com muita música e, claro, uma luta importante

Rainha pernambucana da ciranda se mostra potente e disposta a caminhar ainda mais pela cultura do Estado


Cantora, compositora, Patrimônio Vivo de Pernambuco, referência mundial e, atualmente, secretária de Cultura da Ilha de Itamaracá, Lia de Itamaracá celebra, neste domingo (12), 81 anos de vida e trajetória repleta de história e conquistas. Sua ascensão, sobretudo como mulher, negra e periférica, é um exemplo de resistência e talento. Nascida Maria Madalena Correia do Nascimento, ela se transformaria em um ícone nacional, reconhecida por sua inquestionável qualidade artística.


Lia de Itamaracá na ilha. Foto: Ytallo Barreto/ Divulgação

Lia de Itamaracá iniciou a trajetória artística ainda na infância, encantada pela música e tradições culturais da famosa, mas muitas vezes esquecida, Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Esse espaço foi o berço de sua formação, refletindo diretamente em seu trabalho até hoje. Lia tornou-se uma das principais divulgadoras da ciranda, do maracatu, do frevo e de outros tantos ritmos tradicionais da cultura pernambucana, com sua voz única que continua a encantar gerações.


Com um repertório que combina tradição e modernidade, Lia de Itamaracá é reconhecida mundialmente. A artista já se apresentou em diversos países e conquistou prêmios de grande relevância, como o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Recentemente, foi homenageada no Women's Music Event, brilhou no palco do Rock in Rio e foi homenageada por duas escolas de sambas. Confira mais detalhe neste link.


Lia de Itamaracá no Rock in Rio. Foto: Ytallo Barreto/Divulgação

Neste sábado (11), a Ilha de Itamaracá foi palco de mais uma celebração em homenagem à Rainha da Ciranda. O evento contou com uma programação rica em manifestações culturais, incluindo muito coco, cirandas, mais uma edição do Cineclube “O Canto da Sereia” e a presença marcante do Som da Rural, comandado por Roger de Renor.





Em 2024, a Manguetown Revista marcou presença no aniversário de 80 anos da rainha de Itamaracá. Durante uma celebração mais do que merecida, intitulada "O Canto da Sereia", diversos artistas prestaram homenagens à cantora, destacando sua enorme importância social e cultural.





Nesses 81 anos, Lia de Itamaracá se consolidou como um dos maiores nomes da música pernambucana e brasileira, sendo uma inspiração, inclusive, para as novas gerações de artistas, além de um exemplo de força, dedicação e amor pela cultura. Sua trajetória é uma verdadeira celebração da arte e da resistência, e sua voz continua a ecoar como um farol para a preservação e valorização da nossa história e identidade cultural.


1 Comment


Um grande viva a Rainha da Ciranda!

Like
bottom of page